PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 41345 > 150 ANOS DE SANTOS DUMONT ORQUESTRA DA FAB EMOCIONA PúBLICO COM ESPETáCULO NO TEATRO AMAZONAS

150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Orquestra da FAB emociona público com espetáculo no Teatro Amazonas

Publicado: 2023-08-21 08:21:15
Concerto em Manaus (AM) foi realizado no sábado (12/08)

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) encantou o público no Teatro Amazonas, no sábado (12/08), com um concerto inspirado na trajetória de Alberto Santos Dumont. O espetáculo integra o calendário de eventos comemorativos aos 150 anos de Nascimento do Pai da Aviação e aos 40 anos de atuação do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR). 

No espetáculo, a Orquestra transitou entre os mais diversos gêneros, da valsa à bossa nova, incluindo uma seleção de obras de grandes compositores, como Heitor Villa-Lobos, George Gershiw, Ary Barroso, Mozart Camargo e Edith Piaf. Entre os destaques musicais apresentados, estava a Valsa Santos, uma homenagem que o Patrono da Aeronáutica recebeu em vida no jantar realizado pelo Aeroclube da França, por ocasião da celebração do prêmio Deutsch, em 1901. A OSFAB ainda prestou reconhecimento ao estado do Amazonas ao tocar a canção “Feira da Panair”, do cantor Nícolas Júnior, e as tradicionais toadas dos Bois Folclóricos de Parintins, “Vermelho Garantido” e “Sentimento Caprichoso”.

Em suas palavras, o Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, enalteceu o brilhantismo do espetáculo e homenageou o Pai da Aviação por suas obras que contribuem para o cumprimento da missão da Força Aérea na Amazônia. "Ficamos muito felizes em conhecer um pouco mais da história de Santos Dumont. Aqui estão homens e mulheres da Força Aérea Brasileira que representam uma gigante Instituição que atua na defesa, no controle e na integração desse imenso e vasto território que é a Amazônia. Precisamos do avião para atingirmos locais distantes e para levarmos um pouco de esperança às populações mais isoladas. Quero, em nome de todos que estão aqui e em nome do povo da Amazônia, dizer: obrigado por seus feitos, obrigado por sua perseverança, pela sua audácia de manter o sonho e o ideal que nos conduziu até hoje. Muito obrigado, Santos Dumont", exaltou o Oficial-General.

O Concerto contou com apoio cultural do Governo do Estado do Amazonas e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Ao término, houve a entrega de réplica do C-98 Caravan ao Sargento Especialista em Música Amilcar Messias Acrizio, autor e roteirista do espetáculo, que também estava no elenco teatral interpretando Santos Dumont. O Maestro da OSFAB, Tenente Músico Paulo César Ramos Rezende, também foi homenageado com a réplica de um C-97 Brasília.

Prestigiaram o evento o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, o Secretário de Estado Chefe da Casa Militar, Coronel PM Fabiano Machado Bó, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, entre outras autoridades militares e civis.  

Assista aqui ao vídeo da apresentação

Fotos: Suboficial Manfrim / CECOMSAER e Sargento Pardo / VII COMAR